
Foram necessários vinte e oito anos, sensivelmente uma dezena de álbuns em nome próprio e muito sucesso com a sua mais emblemática banda, para mergulhar na sonoridade de Morrissey.
Stephen Patrick Morrissey, adopta o seu nome de família e em 1982, após a emergência do movimento punk dos anos 70, assume-se como a voz dos Smiths. Anos antes, tentara um lugar nos Slaughter & the Dogs e cantara nos Nosebleeds, mas foi a parceria com Johnny Marr que o transformaria numa das grandes descobertas da pop britânica.
A caminhada entre 1984 e 1986, faz dos Smiths uma banda que deixaria o seu legado e o seu lugar na história. Entre singles de êxito, especulações sobre a sua orientação sexual, manipulação dos órgãos de comunicação e posições políticas polémicas, Morrissey cresce, estabelece-se e desmorona a sua banda de culto, lançando-se numa carreira a solo.
Tal como acontecera com os seus Smiths, o primeiro longa duração de Morrisey - Viva Hate - foi bastante bem aceite pela crítica. No entanto, alguma falta de zelo atrasa-o no lançamento do segundo registo o que, aliado à nova cena de Manchester (com nomes como os de Stone Roses e Happy Mondays), o transforma numa antiguidade pop.
Com uma longa travessia no deserto, e mesmo com alguns discos no mercado e com um período de sete anos de inércia criativa, só em 2004 Morrissey perde o estatuto de relíquia e é elevado a lenda viva do rock. You are the Quarry recoloca-o nos escaparates e arma-o na conquista de Inglaterra e América.
Até ao final da década de 00, o antigo rosto dos Smiths mostra-se por mais duas vezes - Ringleader of the Tormentors (2006) e Years of Refusal (2009) - mas é do sumo dos últimos cinco anos da sua carreira, que se faria o cocktail com que agora brindo a Morrissey. Competente, ousado, sinfónico, são alguns dos sinónimos que poderiam caracterizar Swords, uma colectânea vintage de lados-B que espanta por alguns dos temas renegados às suas principais edições.
Não é o melhor de 2009 mas é, para mim, o mais surpreendente.
http://www.youtube.com/watch?v=KKoS5X4SMrY
ResponderEliminarYou are the quarry...... E Este é um dos melhores singles do senhor!!!!
Mário