domingo, 29 de novembro de 2009

Se Maomé não vai à montanha…

Oriundos de Ayrshire, os escoceses Biffy Clyro respondem pelo nome de Simo

n Neil (voz/guitarra) e dos gémos James e Ben Johnston (baixo e bateria).

No início do ano 1995, depois de algumas aparições em pequenos concertos, o trio encabeçado por Simon Neil (à data acompanhado por Kilmarnock e Ben Johnston) actua como banda de suporte dos Pink Kross – com o nome Skrewfish – o que lhes confere maior visibilidade perante o público.

Segundo o próprio Simon “até àquele momento soávamos como qualquer outra banda que passava o tempo a ouvir Nirvana e que acabava de descobrir o pedal de distorção. No início só queríamos soar como a nossa banda preferida, mas depois de algum tempo pensas que outros te poderão ouvir como a sua banda de eleição.”

O ano de 1997 escreve uma nova página ao trio escocês. Neil ingressa na University of Glasgow, entrando os gémeos Johnston em Stow College, para o estudo de Electronics with Music e Audio Engineering, respectivamente. Aos estudos alia-se uma maior rodagem de palco e a hipótese de conhecer nova gente do meio – em três anos, já com Dee Bahl como manager – gravam a sua primeira maqueta, thekidswhopoptodaywillrocktomorrow, e ouvem pela primeira vez uma das suas músicas passar na rádio.

A vertiginosa passagem dos anos, arrasta um reconhecimento cada vez maior da banda que, depois de abandonar Dee Bahl e pôr aos seus comandos Beggars Banquet, grava três álbuns nos primeiros anos do novo milénio – Blackened Sky (2002), The Vertigo of Bliss (2003) e Infinity Land (2004). Mas é a caminhada entre 06-08, que viria a dar aos Biffy Clyro não só o reconhecimento das massas, como dos grandes nomes da cena musical.

A edição de Puzzle (2007) dá-lhes a oportunidade de partilhar o palco com bandas como Queens of the Stone Age, Linkin Park e Bon Jovi, enquanto Mountains, o primeiro single da banda a entrar para o UK Top 10, os coloca definitivamente nas bocas do mundo.



Com Only Revolutions (2009) na bagagem, e depois de cancelarem o concerto agendado para o Santiago Alquimista, os Biffy Clyro brindam hoje os seus fãs portugueses com um concerto na primeira parte dos britânicos Muse.

É esperar para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário