terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Air Guitar

As minhas visitas à FNAC são já um costume na quadra natalícia (como quem busca incessantemente uma nova receita, ou procura uma nova fórmula para os já conhecidos doces de Natal). A tradição voltou a cumprir-se.

Outro dos meus costumes é, e já imerso naquele universo de apelo e atracção, a também já tradicional volta de reconhecimento – as novidades e os tops, as promoções e packs económicos, as áreas temáticas (com o metal, a nova música portuguesa e a música do mundo em principal destaque), os DVD, os gadgets (onde suspiro sempre por uma abrupta queda de preço do ipod) e o vinil (na secreta esperança de que o gira disco que repousa tranquilo em casa de meus pais, venha um dia a ser meu). Mas neste ano que agora acaba, dei por mim preso a um jovem que, descontraidamente, ocupava o seu tempo (e o seu espaço) numa envolvente sessão de Guitar Hero.

Qual Kirk Hammett em pleno solo (jogava-se o temático de tributo aos Metallica) o rapaz desdobrava-se pelo corpo da guitarra (não esquecendo os pormenores de manivela indicados no visor), na tentativa de acompanhar os poderosos riffs e jogos de dedos do conhecido guitarrista. Depressa me lembrei das longas sessões de Air Guitar proporcionadas pela já desaparecida Compact da Sony, que tanto me animavam no antigo quarto do segundo andar.

A prática do Air Guitar é para muitos uma vergonha e um acto escondido, um tique inevitável e quase constante quando se assiste a um concerto, uma forma de arte e/ou uma prática (quase) profissional (de alguns anos a esta parte, são já muitos os concursos organizados).

Para mim Air Guitar foi risco, em solos desenfreados às escondidas dos meus pais, foi constrangimento, na tentativa de lhes mostrar um instrumento que só eu via, foi sonho, na espera do meu primeiro grande concerto. Para mim Air Guitar foi o primeiro sinal de uma grande paixão.


As (minhas) melhores músicas para a prática de Air Guitar





1 comentário:

  1. Marmelo, estas são mesmo as melhores para este efeito... joelhos no chão e tudo!

    Mário

    ResponderEliminar