2009 foi um ano de muita e boa música. Em várias frentes, o mercado encheu-se de grandes produções, engordando com o fruto do trabalho pensado por aqueles que se propuseram, de forma mais ou menos esperada, a encher-nos os ouvidos.
Nas próximas edições, consciente da minha não originalidade, mas convicto nas minhas escolhas, serão aqui exaltados os que, pelo seu rigor, qualidade e/ou mérito, souberam honrar a década que agora finda.
As curtas semanas que nos separam do final de mais um ano serão, com toda a certeza e como em todos os finais de ano, propícias à agitação do mercado: saídas estratégicas daqueles álbuns que desde Outubro/Novembro ameaçam encher os escaparates; colectâneas capazes de reunir o que de melhor se fez nas diferentes décadas do último milénio, nos mais variados estilos musicais; colecções de êxitos de bandas há muito desagregadas e que tentam um novo fôlego, e de outras, outrora extintas, que vêem agora editados os seus sucessos essenciais.
Neste contexto, também este está a ser um final de ano próspero no que se refere à agenda de concertos ao vivo. Longe do reboliço que se viveu nos festivais de verão, assinaram-se nos últimos tempos grandiosos momentos em nome próprio - Skunk Anansie, Depeche Mode, Rammstien, Muse, Franz Ferdinad, Prodigy e Editors -, preparando-se já um novo ano com nomes de assinalável respeito.
Depois da confirmação dos concertos de U2 (Estádio Municipal de Coimbra) e de nomes como os de Pearl Jam (Optimus Alive) e Muse em palcos lusos (Rock in Rio), foi já anunciado o regresso daquela que será uma das bandas com maior legião de fãs em Portugal.
Com apresentação mítica no velhinho estádio de Alvalade (1993) e nova descarga de energia no Estádio do Restelo (1996), os Metallica tornaram-se numa das bandas de culto com passagem obrigatória no nosso país - em seis anos visitaram-nos por quatro vezes. Oficialmente comprovado no seu site oficial, os Metallica actuam no próximo dia 18 de Maio de 2010 no Pavilhão Atlântico (foram hoje colocados à venda os bilhetes nos locais habituais), assegurando a promotora Everything is New que para além de ser a primeira vez que se apresentam em Portugal em recinto fechado, o espectáculo terá a particularidade (e a espectacularidade) de os mostrar num palco de 360º - talvez semelhante ao que se pode ver no DVD Cunning Stunts, gravado ao vivo em Fort Worth, Texas.
Se imaginarmos a nossa agenda de concertos como um suculemno bolo e cada um dos seus espectáculos como uma das suas deliciosas fatias, esta notícia será certamente a cereja colocada no topo.
Recordem aqui algumas das passagens dos Metallica pelo nosso país.
(aquele que compra; negociante)
Nem sempre atento ao que mais importa (aos outros), fiel e convicto à sua crítica, aposta na música como no melhor que lhe dá a vida.
Comprador (quase) impulsivo, nem sempre mergulha na novidade, preferindo apurar e construir o seu espólio aderindo ao que se fez no passado.
Fala de música, por sentir que a música fala muitas vezes por ele.